sábado, 8 de dezembro de 2012

ESTRESSE DE FIM DE ANO


Com a proximidade do final do ano, todos nós começamos a pensar em tudo que foi conquistado, e principalmente nas coisas que ainda não foram resolvidas. No campo profissional, é hora de rever as conquistas e começar a planejar os próximos passos e na vida é hora que "fecharmos para balanço". Mesmo sem se dar conta disto sozinhos, as preocupações com o desempenho e desenvolvimento de carreira, do relacionamento e da vida tornam-se maiores que a própria confiança. “Você então resolve que está na hora de fazer uma análise geral de sua vida: planos, objetivos, crescimento, promoções, atuação, motivação - tudo é posto em xeque: e é nesse momento que você fica preso numa teia formada de críticas, julgamentos e cobranças que desencadeiam num processo de estresse destrutivo”. 

Os vilões da vida moderna, como a depressão e o estresse emocional, são assuntos concorridíssimos em páginas de revistas especializadas e rodas de bate-papo. Mas, na realidade, ainda são tabus para grande parte das pessoas. O medo de se sentir vítima desses males, amedronta e provoca aversão até para os mais bem informados, principalmente para os homens, não admitir limitações e visível instabilidade emocional dificulta a busca de ajuda quando necessário. Já as mulheres, apesar de serem em geral mais suscetíveis às emoções, normalmente dividem suas angústias entre gravidez, depressão pós-parto, menopausa e na conciliação diária de trabalho, casamento e filhos.

Combater estresse emocional pode evitar casos de depressão e crises de caráter depressivo, muitas vezes, antes mesmo de uma manifestação brutal de um quadro de depressão. Indícios de estresse emocional podem ser identificados. "No entanto, controlar as influências deste estresse emocional no nosso dia-a-dia é uma arte".

O estresse é um estado de tensão física e mental sentido pelo indivíduo como limite, como um ponto crítico de cansaço. Os sintomas físicos mais frequentes são dor de cabeça, insônia e pressão alta. Colocar a culpa nas múltiplas atividades que a vida nos impõe é a principal saída para explicarmos este sentimento e quando se tenta encontrar a solução, nos vem em mente uma imagem paradisíaca de uma vida sem problemas. Na realidade, o estresse nasce de uma mentalidade errônea. Vem do cotidiano na qual o indivíduo não se reconhece. O estresse é o alarme que assinala que estamos jogando fora a nossa chance de ser feliz.

A todo o minuto a inteligência emocional será colocada à prova. Como dica, a auto-observação e o contato com familiares e amigos representam tropas de colisão. "A pró-atividade também conta: dedicar-se, no tempo livre, à prática de esportes e exercícios físicos, hobbies, trabalhos voluntários e relaxamento são fundamentais para revigorar a saúde física e mental".




Quando o fim do ano se aproxima, as pessoas se sentem sobrecarregadas com o excesso de trabalho, gastos e obrigações, o que causa estresse. Mesmo sendo um período de confraternização, é comum nos sentirmos estressados, desanimados e forçados a demonstrar uma alegria que pode não fazer parte da nossa vida naquele momento.
"No final do ano é comum as pessoas se sentirem estressadas porque acumulamos diversas atividades, como relatórios finais de trabalho ou de faculdade, rematrícula das escolas dos filhos, compras de presentes etc. Além disso, há um clima de felicidade e generosidade no ar, que muitas pessoas sentem que precisam corresponder".
"Tudo isso gera ansiedade e tensão, que identificamos em nosso corpo como estresse. O estresse, na verdade, é a tensão causada pelo desequilíbrio interno do nosso organismo".

Além dos afazeres cotidianos, temos de conciliar o fim do ano com uma série de comemorações, preparativos para as férias, planejamentos econômicos e shoppings lotados. "Tanta coisa a fazer gera uma impressão de atraso diante dos afazeres. Nem sempre sabemos respeitar o tempo do corpo e pulamos os momentos de repouso. Aí, quanto mais nos dedicamos aos múltiplos compromissos, mais nos estressamos. A necessidade de quitarmos o ano que se encerra também pode causar angústia".
 "O final de ano e começo de um novo, as festas de confraternização e os encontros familiares obrigatórios podem tornar este momento extremamente tenso e desgastante, originando o estresse".

Postado por: Ana Cláudia Foelkel 
CRP 06/86466
Psicóloga Clínica e Organizacional
Consultoria R&S e T&D
(11)97273-3448



Nenhum comentário:

Postar um comentário