QUE É STRESS?
Stress é
uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e
hormonais. Ele ocorre quando surge a necessidade de uma grande adaptação a um
evento ou uma situação de importância. Este evento pode ser algo negativo ou
positivo.
Stress negativo: é o stress em excesso. Ocorre quando a pessoa
ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído
de nutrientes e a energia mental fica reduzida. A produtividade e a capacidade
de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos.
Posteriormente, a pessoa pode vir a adoecer.
Stress positivo: é o stress em sua fase inicial, isto é, a “fase de
alerta”. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo a
pessoa produzir mais e ser mais criativa. Ela pode passar por períodos em que
dormir e descansar passa a não ter tanta importância. É a fase da produtividade.
Ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o stress se transforma
em excessivo quando dura demais.
Stress ideal: é quando a pessoa aprende o manejo do stress e gerencia a
“fase de alerta” de modo eficiente, alternando entre estar em alerta e sair de
alerta. O organismo precisa entrar em homeostase* após uma permanência em
alerta para que se recupere. Não há dano em entrar de novo em alerta após a
recuperação. Doenças começam a ocorrer se não há um período de recuperação,
pois o organismo se exaure e o stress fica excessivo devido a algum evento
estressor forte demais ou porque se prolonga em excesso.
* Propriedade auto-reguladora de um sistema ou organismo que permite manter o
estado de equilíbrio de suas variáveis essenciais ou de seu meio ambiente.
STRESS EM CRIANÇAS
O stress é uma reação do organismo frente a situações muito difíceis, ou muito excitantes, que também pode ocorrer em crianças de qualquer idade. Ele pode se manifestar em meninos e meninas através de sintomas físicos ou psicológicos. Frequentemente os pais não sabem reconhecer que seu filho está estressado.
Crianças
que não conseguem saber claramente o que estão sentindo acabam se passando por
malcriadas ou birrentas, quando na verdade estão sofrendo a ação nefasta do
stress excessivo.
O que pode causar o stress em crianças:
- Morte
na família;
- Brigas constantes entre os pais;
- Separação dos pais;
- Mudança de cidade ou escola;
- Escolas ruins;
- Professores inadequados;
- Atividades em excesso;
- Viagens longas;
- Nascimento de irmãos;
- Doenças;
- Hospitalização.
“ Uma questão importante e bastante atual é a sobrecarga que as crianças tem de
múltiplas atividades. Os pais querem que as crianças aprendam tudo ao mesmo
tempo. Não podem deixá-la aprender inglês depois, tem que ser agora, com cinco
anos, por exemplo. Não sobra tempo para brincar. O que a gente deduz é que a
vida moderna está causando um impacto grande na vida das pessoas. CRIANÇA
PRECISA BRINCAR !!!
E um dos
aspectos que está causando muito impacto é a globalização. Porque de repente
vemos, dentro de casa, tudo o que se passa no mundo. Se há uma matança num
lugar distante, as pessoas ficam sabendo de imediato. Entramos em contato com
tudo de ruim que acontece no mundo todo. Outro aspecto da globalização que
causa bastante estresse é a mudança de valores. Acabamos tendo contato com
valores muito diversos dos nossos.
Aquele
mundinho no qual se vivia protegido, que era conhecido, agora está
ultrapassado. Fica uma situação complicada, pois nos perguntamos quais são de
fato nossos valores; o que é certo e o que é errado.” Lipp, Marilda.
Como
ajudar:
Tente
identificar o que está estressando a criança. Se possível, diminua a pressão
que ela está sofrendo;
Não a poupe em demasia. Criança que é muito protegida não desenvolve imunidade
ao stress;
O stress deve ser proporcional à idade e ao amadurecimento da criança;
Quando não for possível protegê-la do stress excessivo (como no caso de morte
na família, mudança de cidade etc.), é necessário fortalecer a criança para
lidar com a situação da melhor maneira possível.
Quando não for possível protegê-la do stress excessivo (como no caso de uma
morte na família, mudança de cidade, etc.) necessário se torna fortalecer a
criança para lidar o melhor possível com a situação. A ação da psicologia pode
ser bastante eficiente nesses casos.
AVALIAÇÃO
DE STRESS EM CRIANÇAS:
Stress,
uma reação do organismo frente a situações ou muito difíceis ou muito
excitantes, pode ocorrer em crianças também. E mais, ele pode aparecer tanto em
meninos como em meninas de qualquer idade.
O stress pode se manifestar através de sintomas físicos ou psicológicos e muito
frequentemente os pais não sabem reconhecer que seu filho está estressado.
Quantas vezes a criança, que não consegue saber claramente o que está sentindo,
passa como sendo malcriada ou birrenta quando na verdade ela está sofrendo a
ação nefasta do stress excessivo.
Aprenda a reconhecer os sintomas de Stress em
Crianças:
Sintomas
Físicos
* dor de
barriga
* diarréia
* tique nervoso
* dor de cabeça
* náuseas
* hiperatividade
* enureses noturna
* gagueira
* tensão muscular
* ranger de dentes
* falta de apetite
* mãos frias e suadas
Sintomas
psicológicos do stress infantil
* terror
noturno
* introversão súbita
* medo ou choro excessivo
* agressividade
* impaciência
* pesadelos
* ansiedade
* dificuldades interpessoais
* desobediência
* insegurança
* hipersensibilidade
Vale lembrar que nenhum destes sintomas isolados pode ser interpretado como
sinal de stress.
É importante verificar se vários sintomas estão ocorrendo juntos. O stress não
tratado e prolongado pode levar a uma série de doenças e problemas de
adaptação, inclusive na escola.
Além
disso, a criança que não aprende a lidar com a tensão, quase sempre se torna um
adulto vulnerável ao stress, por isso, é sempre melhor aprender a lidar com os
problemas quando se é ainda bem jovem, embora na idade adulta também possa se
adquirir técnicas de controle do stress.
Fonte: Marilda Lipp
Postado por: Ana Cláudia Foelkel Simões - Psicóloga - (11) 97273-3448
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