O número de crianças com diagnóstico e tratamento
para transtornos disruptivos, incluindo déficit de atenção/hiperatividade
(TDAH) aumentou acentuadamente na última década. Coerente com essa tendência é
um crescente debate sobre a melhor maneira de tratar esses problemas em
crianças.
De acordo com um estudo publicado no Journal of the
American Medical Association, o número de crianças pré-escolares que recebem
estimulantes, antidepressivos e outras medicações psiquiátricas "aumentou
drasticamente." O estudo levantou preocupações sobre o crescente uso
de medicações para controlar distúrbios de TDAH em crianças pequenas, porque pouco se sabe sobre sua segurança e
eficácia para crianças de idade pré-escolar. Poucas
destas drogas, segundo estudo aponta, são aprovados pela Food and Drug
Administration EUA para a prescrição para crianças pequenas.
Para os pais, especialmente de
crianças diagnosticadas com uma desordem comportamental ou emocional, ou
aqueles que suspeitam de seus filhos terem sido vítima de um problema, essas
novas preocupações sobre o uso de medicamentos psicotrópicos apresentam dilemas
irritantes. Como os pais devem tomar decisões sobre o curso do tratamento é o
melhor para seu filho ou filha?
Embora as crianças se
desenvolvam cada uma em seu próprio ritmo, há uma média nos estágios de
desenvolvimento. É importante que pais, cuidadores e professores
percebam o crescimento e desenvolvimento de seus filhos e
alunos e observem as mudanças comportamentais incomuns ou
regressões. Cada criança terá um "dia ruim" ocasional, e é
apropriado crianças terem altos níveis de energia em algum
momento. Mas, se seu filho está com problemas persistentes que interrompem
a sua participação na escola ou interação com outras crianças, ou, se o seu
filho mostra sinais de retraimento social, incapacidade de concentrar a sua
atenção, ou é impulsivo e agressivo indevidamente, pode estar na hora
de procurar ajuda profissional para determinar o que está acontecendo e
qual a melhor forma para ajudar o seu filho ou filha.
Como regra geral, é hora de consultar um profissional
de saúde mental para saber se o comportamento da criança é inadequado para
a idade, um padrão em curso, e, se este interfere com no seu
aprendizado, crescimento e desenvolvimento social.
Os professores, administradores escolares, ou
pediatras podem sugerir que o comportamento de uma criança é problemático e que
ele ou ela poderia tirar proveito de tomar uma medicação psicotrópica. No
entanto, uma avaliação criteriosa e diagnóstico por profissional de saúde
devidamente treinado e credenciados deve ter lugar antes de qualquer decisão.
Entre os profissionais que fariam as avaliações apropriadas de
comportamento do seu filho são psicólogos, pediatras, neurologistas
pediátricos, e psiquiatras infantis. Esses prestadores de cuidados pediátricos
também deve acompanhar o tratamento, monitorar o progresso da
criança, sua família e escola.
Os programas de tratamento podem assumir muitas formas e são melhores quando são específicos para a criança. Eles podem incluir psicoterapia incluindo terapia cognitivo-comportamental, ou formação em gestão comportamental, orientação dos pais, treinamento de habilidades sociais, e serviços de apoio à família. Se for determinado que a criança precisa de medicação para além do tratamento comportamental é frequentemente mais eficaz se ambos os tipos de tratamento são empregados em conjunto.
Os programas de tratamento podem assumir muitas formas e são melhores quando são específicos para a criança. Eles podem incluir psicoterapia incluindo terapia cognitivo-comportamental, ou formação em gestão comportamental, orientação dos pais, treinamento de habilidades sociais, e serviços de apoio à família. Se for determinado que a criança precisa de medicação para além do tratamento comportamental é frequentemente mais eficaz se ambos os tipos de tratamento são empregados em conjunto.
Uma variedade de drogas psicotrópicas tem provado
ser muito útil para ajudar adulto gerenciar uma série de transtornos
psiquiátricos, mas algumas dessas drogas têm sido testadas para a segurança e a
eficácia em crianças pré-escolares. Dependendo do seu filho família
e diagnóstico, um programa comportamental deve ser considerado
primeiramente antes do uso de medicamentos. Diagnóstico específico do seu
filho é fundamental para determinar o melhor plano de tratamento. Pesquisas
mostram que para o diagnóstico de TDAH com um distúrbio emocional co-ocorrência
de uma combinação de medicação e terapia comportamental são indicados como o
melhor trabalho, dependendo de cada caso. Para o diagnóstico de TDAH apenas, tratamento
medicamentoso é mais eficaz.
A Food and Drug Administration deve ter aprovado qualquer medicamento prescrito por um médico para o uso clínico, mas não necessariamente para o uso por crianças pré-escolares. Mais pesquisas são necessárias para compreender os efeitos a curto e longo prazo destas drogas em crianças e em seus cérebros em desenvolvimento. De fato, o Instituto Nacional de Saúde Mental anunciou recentemente que vai investir mais de US $ 5 milhões em pesquisa sobre o uso da Ritalina, a terapia comportamental e a combinação de ambas as intervenções para tratar déficit de atenção/hiperatividade em crianças pré-escolares.
Postado por: Ana Cláudia Foelkel Simões
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