A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É
nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse
processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos
na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura.
A adolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade. Mas…
como é difícil para os pais este novo período na educação dos filhos! No
adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de
transição.
Vejamos, pois, em que consiste a adolescência e o que é a maturidade;
quais são as mudanças que os adolescentes costumam sofrer, bem como as fases
pelas quais vão passando, para podermos ter atitudes positivas que favoreçam a
superação dessa crise.
O caminho básico que os pais devem seguir é o da compreensão, com o
devido respeito e carinho que merece cada um dos adolescentes.
A adolescência é este período no qual uma criança se transforma em
adulto. Não se trata apenas de uma mudança na altura e no peso, nas capacidades
mentais e na força física, mas, também, de uma grande mudança na forma de ser,
de uma evolução da personalidade.
ALTERAÇÕES QUE SUCEDEM NAS DIFERENTES ETAPAS DA ADOLESCÊNCIA
a) A puberdade ou adolescência inicial (11 a 14 anos)
- Nasce a intimidade (o despertar do próprio “eu”).
- Não há ainda consciência daquilo que se está a passar.
- Conhece pela primeira vez as suas limitações e fraquezas, e sente-se
indefeso perante elas.
- Desequilíbrio nas emoções, que se reflete na sensibilidade exagerada e
na irritabilidade de caráter.
- “Não sintoniza” com o mundo dos adultos.
- Refugia-se no isolamento ou no grupo de companheiros de estudo, ou
integra-se num grupo de amigos.
Ajudas positivas:
- Conhecer bem cada adolescente, os seus pontos fortes, as suas
fraquezas, amizades, etc.
- Revelar-lhe como é, o que lhe está a suceder e que sentido têm as
mudanças que está a sofrer.
- Que conheça as suas limitações e as suas possibilidades.
- Ajudá-lo a esclarecer o que é a autêntica liberdade, distinguindo-a da
libertinagem.
- Que desenvolva a virtude da fortaleza, para que possa fazer por si
mesmo esforços pessoais.
- Fomentar a flexibilidade nas relações sociais.
- Sugerir atividades que lhe permitam estar ocupado.
- Que reflita nas influências negativas do ambiente, especialmente nas
que derivam da manipulação publicitária e nas que motivam condutas sexuais
desordenadas.
B) A adolescência média (13 a 17 anos)
- Do despertar do “eu” passa-se à descoberta consciente do “eu”, ou da
própria intimidade. A introversão tem agora lugar, pois o adolescente médio
precisa viver dentro de si mesmo.
- Aparece a necessidade de amar. Costumam ter imensas amizades. Surge o
“primeiro amor”.
- A timidez é característica desta fase. Medo da opinião alheia,
motivado pela desconfiança em si mesmo e nos outros.
- Conflito interior ou da personalidade.
- Comportamentos negativos, de inconformismo e agressividade para com os
outros. Causados pela frustração de não poderem valer-se por si mesmos.
Ajudas positivas:
- Guiá-los para que adaptem as suas condutas às aspirações mais nobres e
íntimas que descubram dentro de si.
- Que saibam desmascarar as manipulações publicitárias e as do meio
ambiente, especialmente as do consumismo e tudo aquilo que não lhes permita
meterem-se dentro de si mesmos e refletir.
Que aprendam a procurar o silêncio, para que, sem medo, possam
conhecer-se a si mesmos – a pensar e a refletir – e descobrir as suas mais
profundas aspirações e fazer propósitos com decisão.
- Colaborar com eles para que descubram o valor e o respeito pela
intimidade.
- Que se esforcem por pensar e refletir com rigor, evitando a
superficialidade.
- A paciência e o amor, unidos a uma suave firmeza, são os recursos para
libertar o jovem da esfera das suas impertinências.
- Evitar os enfrentamentos violentos. Permitir-lhe que se acalme perante
as suas reações violentas.
Manter a serenidade a todo o custo, para poder dialogar com ele.
C) A adolescência superior (16 a 22 anos)
- Começa a compreender-se e a encontrar-se a si mesmo e sente melhor a
integração no mundo onde vive.
- Apresenta um significativo progresso na superação da timidez.
- É mais sereno na sua conduta. Mostra-se menos vulnerável às
dificuldades.
- É a época de tomar decisões: futuro, estudos…
- Começa a projetar a sua vida.
- Estabelece relações mais pessoais e profundas.
Ajudas positivas:
- Que aprendam a escutar e a compreender os que pensam de forma
diferente da deles ou do seu pequeno grupo, mas que não abdiquem das suas
ideias ou princípios.
- Que reflitam constantemente sobre os pontos de vista que são
contrários aos seus, sabendo interpretá-los adequadamente.
- Que saibam suportar as contrariedades que qualquer responsabilidade
implica, seja própria ou perante os outros.
- “Querer é poder”. Que se convençam de que não é possível conseguir
mais se não nos propomos seriamente a isso.
Tópicos para lidar com um adolescente:
- Mostre-lhe sincera amizade.
- Estabeleça uma comunicação baseada no respeito, na confiança e na
oportunidade.
- Tenha sempre muita compreensão.
- Aprenda a escutá-los.
- Não canse de animá-los.
- Exija suavemente, mas com firmeza.
- Compartilhe dos seus projetos.
- Meça bem aquilo que lhe vai exigir.
- Mantém-te firme nas decisões que se tiverem tomado.
- Ceda nas coisas de pouca importância.
Postado
por: Ana Cláudia Foelkel
CRP:
06/86466
Psicóloga
Clínica e Organizacional
Consultoria
R&S e T&D
Jundiaí e Região
Jundiaí e Região
(11)
97273-3448
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