quarta-feira, 13 de março de 2013

SÍNDROME DE KORSAKOFF


A síndrome de Korsakov (ou Korsakoff) é uma neuropatologia associada à carência de Vitamina B1 (tiamina), traumas cranianos, encefalite herpética, intoxicação pelo monóxido de carbono e indiretamente mas muito comumente ao alcoolismo agudo, pois o álcool prejudica a capacidade do organismo de absorver a Vitamina B1. Essa vitamina está associada à transformação do ácido pirúvico, que por sua vez realiza transformações bioquímicas de proteínas, gorduras e especialmente hidratos de carbono, sendo que em sua ausência as células nervosas são as mais afetadas.

Os sintomas da Síndrome de Korsakoff são a amnésia anterógrada, amnésia retrógrada e muito comumente a  confabulação e uma desorientação temporo-espacial. Acompanham esses sintomas uma severa apatia e desinteresse por parte do doente, que muitas vezes não é capaz de ter consciência de sua condição.

A amnésia anterógrada está relacionada com o comprometimento da memória de curto prazo, ou seja, o doente se torna incapaz de formar novas memórias a partir do momento em que desenvolve a doença, e a amnésia retrógrada está relacionada à memória de longo prazo, assim o doente perde grande parte da memória que havia se formado antes da doença. É baseado nessa severa condição que o neurologista Oliver Sacks (em "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu") relaciona a síndrome de Korsakoff à perda da identidade, pois vítima de uma amnésia retro-anterógrada o doente perde por inteiro sua linha biográfica, sua história, e permanece incapaz de construir outra, sendo obrigado a viver como uma pessoa sem história de vida. Essa linha seria fundamental para a formação do senso de identidade na consciência.
Como consequência desse severo quadro é que ocorre a confabulação, que seria uma tentativa do doente de preencher suas lacunas mnemônicas com imaginações e ficções aparentemente verossímeis, nas quais ele próprio poderia acreditar. Outra consequência seria a desorientação temporo-espacial, claramente causada pela incapacidade da pessoa de marcar sua existência no tempo.


Estruturas relacionadas à memória

A memória é função do sistema límbico e se compreende no seguinte circuito: O circuito se inicia em sua face aferente, em que os estímulos percebidos pelo organismo alcançam o tálamo seguem até o córtex cerebral. Nas regiões de associação neocorticais (no córtex) ocorre o armazenamento da memória, que quando evocada passa à sua porção eferente, envolvendo áreas conscientes e funções motoras.

O tálamo tem a função de integrar as várias percepções sensoriais. No hipocampo ocorre a triagem ou classificação dessas percepções para uma devida organização do armazenamento no córtex. Os corpos mamilares, o fórnix e o cíngulo têm a função de reforçar os traços mnemônicos, criando facilitações sinápticas e duplicando as memórias em outras regiões do córtex. Pode-se entender essa função como a de transformar a memória imediata (consciente, logo após o fato ocorrido) em permanente.

 

O que ocorre na Síndrome de Korsakoff

A síndrome de Korsakoff é atribuída a uma lesão no diencéfalo, especificamente no núcleo dorsomedial do tálamo e nos corpos mamilares, que, como vistos, são essenciais na construção da memória, o que causaria a amnésia anterógrada. Para agravar esse quadro ocorre também atrofia cortical generalizada, afetando especialmente o lobo frontal e temporal. Essa lesão no córtex cerebral seria a responsável pela amnésia retrógrada e até mesmo uma complicação à já existente questão da identidade, sendo que o lobo frontal tem enorme importância na formação da personalidade e na integração de inúmeras informações corticais.




Adam Sandler e a Drew Barrymore, em Como se fosse a primeira vez:
o que na comédia serve como metáfora para a conquista, na vida real é o drama de muitas pessoas



Uma reportagem publicada na revista Mente e Cérebro [1] trata da síndrome de Korsakoff, a qual leva o paciente a não "reter por mais de um minuto nenhuma informação fornecida oralmente ou por escrito." Tal síndrome "é causada por lesões no cérebro", sendo que a origem desta forma de amnésia se relaciona com "uma deficiência da vitamina B1 (tiamina) devido ao abuso de álcool e desnutrição.
O filme Como se fosse a primeira vez (2004), usa a situação de Lucy (Drew Barrymore), que se esquece de experiências recentes após 24 horas, para falar da necessidade de reconquistar o amor a cada dia. Na clínica onde Lucy recebe tratamento, um outro paciente é apresentado às pessoas, para, em seguida, cumprimentá-las novamente, como se não as conhecesse! A situação, engraçada no filme, é bem próxima a vivenciada por portadores da síndrome de Korsakoff.

Fontes:

[1] Patrick Verstichel, O homem sem futuro, Mente e Cérebro, ano XVII, n° 200, Setembro de 2009, pp. 52-57.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Wernicke-Korsakoff
DALGALARRONDO, Paulo. A memória e suas alterações. In:___. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000. Cap. 15, p. 91-99.
CABRAL, R. J. Para compreender a psicopatologia geral. Belo Horizonte: Santa Edwiges, S.D.
YUDOFSKY, Stuart C.; HALES, Robert. E. Aspectos neuropisiquiátricos da memória e amnésia. In:___. Compêndio de Neuropsiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Cap.13, p. 201-212.


Postado por: Ana Cláudia Foelkel
CRP: 06/86466
Psicóloga Clínica e Organizacional
Consultoria R&S e T&D
(11) 97273-3448

Nenhum comentário:

Postar um comentário